Tartufo’s 80

Dia 30 de Novembro

às 20Hrs

Espetáculo Gratuito

Tartufo’s 80

Uma debochada comédia Molière
 

A Preqaria Cia de Teatro convidada a todos para o seu mais novo espetáculo “Tartufo’s 80”, uma comédia clássica de Molière adaptada para os anos de 1980. A peça com direção de Ricardo Martins será apresentada na Feira do Nova Cidade, Dia 25 de Agosto às 11Hrs.

Neste espetáculo estão em cena Izabela Oliveira, João Valadares, Marina Galeri, Piera Rodrigues, Rogério Alves. A referência da década se deu a partir do cenário, uma Brasília ano 1980, é a casa da família de Orgon. A partir daí várias ideias para completar essa atmosfera como as roupas características, a parodia de  sucessos musicais e filmes populares da época, fazem desta montagem uma grande viagem ao passado. Segundo o diretor Ricardo Martins “o desafio deste trabalho foi buscar o diálogo entre o texto original de Molière e o ambiente dos anos 80”.

O personagem título Tartufo, é capaz de mentir, roubar, fraudar, especular, transgredir moralmente com o único objetivo de obter mais privilégios. E tudo em nome de Deus. A peça, apesar de retratar uma situação que antecedeu a ascensão da burguesia na França do século 17, mantém-se atual ao denunciar males eternos e “universais”, como a corrupção, a hipocrisia religiosa, a exploração da fé e o desvio moral.

Fundada em 2006 com o objetivo de investigar a precariedade da existência humana, tema central de sua trajetória, a Preqaria Cia de Teatro nunca se prendeu a linguagem optando, a cada montagem, por pesquisas em diversos gêneros das artes cênicas. Em Tartufo’s 80 o grupo se volta para a farsa de forma bem debochada e irreverente, lidando com elementos universais do ser humano.

Currículo do GRUPO

A Preqaria Cia de Teatro completou 12 anos em Julho de 2018. Através de sua pesquisa sobre a precariedade da existência humana expressa na montagem de dez espetáculos e três curta-metragens a companhia se firmou no cenário teatral mineiro e nacional, participando de festivais importantes no país entre eles a Mostra Oficial do Festival de Curitiba e o Festival de Cinema de Gramado, ambos os mais importantes em suas categorias. O grupo ganhou por duas vezes o Prêmio Funarte Miriam Muniz, uma premiação nacional da Funarte, entre outros prêmios, e realizou parcerias com artistas de renome internacional.

Mas foi em 2009 que o grupo deu início ao seu empreendimento mais importante: a “Escola Livre de Teatro” de Sete Lagoas – MG que vem transformando a realidade teatral da cidade. Mais de 1000 pessoas já passaram pela escola entre oficinas, cursos de iniciação e formação teatral e projetos sociais.

A Preqaria Cia de Teatro realiza desde 2014 a “Temporada de Teatro de Sete Lagoas” uma iniciativa que uniu todos os grupos de teatro da cidade, além de vários grupos de outras partes do país, formando público e uma rede de produção e divulgação compartilhada. Até aqui foram mais de 1300 artistas participantes e mais de 30 mil espectadores assistindo espetáculos gratuitos de diferentes linguagens. Um trabalho de compartilhamento artístico e formação de público reconhecido pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas que concedeu ao grupo o título de Utilidade Pública Municipal.

Ficha Técnica:

Texto: Molière

Direção: Ricardo Martins

Atuação: Izabela Oliveira, João Valadares, Marina Galeri, Piera Rodrigues, Rogério Alves.

Figurinos: Steysse Reis

Assistente de Figurino: Isabela Pena

Cenário: Preqaria Cia de Teatro

Cenotecnico: Rogério Alves

Iluminação: Allan Calisto

Assessoria de Imprensa: Glenda Souza e Marcelo Sander

Preparação Vocal: Mestre Sauva

Preparação Musical: Rogério Pardal

Trilha e Paródias Musicais: Preqaria Cia de Teatro

Coreográficas: Julio Gomes

Fotos e Vídeos: Junio Souza

Design Gráfico: Fabiano Lana

Produção: João Valadares

Realização: Preqaria Cia de Teatro