SOBRE A PEÇA
RELEASE
As narrativas habitam o imaginário e são parte fundamental da construção da identidade cultural de um povo. As histórias de malassombros (como são chamadas as criaturas etéreas e fantasmagóricas no nordeste) atravessaram gerações através da oralidade e tinham uma função que ia muito além de causar medo. Evocando o que trazem de simbólico, serviam para perpetuar os valores e os costumes da sociedade nas quais se inseriam.
No sertão nordestino a tradição oral permaneceu forte até a chegada dos meios de comunicação que invadiram também os terreiros dos sítios e pequenas comunidades rurais. O historiador e antropólogo Câmara Cascudo é responsável pelo registro de muitas das histórias que povoavam o interior do Brasil. Inspirado em seu legado, o Teatro de Retalhos deu início à uma pesquisa de campo em 2013, buscando reminiscências dessas narrativas e pôde perceber que elas se encontram vivas no imaginário popular.
Dessa investigação resultou o curta-metragem Malassombros – Contos do Além Sertão, que agora se transporta para mais uma linguagem, com a peça homônima. Usando a ludicidade das máscaras e das formas animadas, o espetáculo traz cinco das histórias coletadas durante a pesquisa, para de forma leve e divertida apresentá-las às novas gerações e preservá-las do esquecimento.
SINOPSE
Dona Nina abre o terreiro de sua casa para receber todo mundo que gosta de ouvir histórias… Mas não qualquer história! As de Dona Nina são de dar calafrios e arrepiar os cabelos! Mas não precisa fugir correndo, com a ajuda de Seu Biu e Zé das Cangas, seus simpáticos e atrapalhados vizinhos, nossa anfitriã pode acabar arrancando também umas boas risadas. Malassombros – Contos do Além Sertão é um lúdico resgate das histórias que povoam o imaginário do sertão brasileiro.
DURAÇÃO: 45 min.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
FICHA TÉCNICA
ELENCO: CAROL VIANA, DJAELTON QUIRINO, ISABELLY TORRES
DIREÇÃO: DJAELTON QUIRINO
TEXTO E MÚSICAS: DJAELTON QUIRINO E CAROL VIANA
FIGURINO (CONCEPÇÃO) – CAROL VIANA
FIGURINO (EXECUÇÃO) – AURICÉLIA SIQUEIRA
TRILHA SONORA – TOCHA RIBEIRO E JULIANA VIEIRA
MIXAGEM – LULA MOREIRA
ILUMINAÇÃO – TOCHA RIBEIRO
APOIO – AVG ENTRETENIMENTO E ASSOCIAÇÃO ESTAÇÃO DA CULTURA
FOTOS – RAYRA MARTINS E TIAGO HENRIQUE
Histórico do Espetáculo
O espetáculo Malassombros – Contos do Além Sertão surge a partir do curta-documentário homônimo lançado em 2014. Teve sua estreia em junho de 2017 em Santos – SP, dentro da programação do XXI Fescete. Em setembro integrou a programação da Mostra Geraldo Barros, do Sesc Arcoverde. Nesse mesmo ano cumpriu temporada na Estação da Cultura, em Arcoverde – PE. Em 2018 esteve na grade de programação do CCBNB de Souza (PB), do Sesc LER Buíque (PE) e do Festival de Teatro de Serra Talhada.
Histórico do grupo
O Teatro de Retalhos é uma associação cultural da cidade de Arcoverde que desde 2008 se dedica à pesquisa, montagem e circulação de espetáculos de forma independente, além da produção local de espetáculos de outros grupos e participação na produção de mostras em artes cênicas (A Vapor, 2015 e 2016 e Mostra Caixola, 2016). Integra a Associação Estação da Cultura, organização voltada às atividades de produção cultural e desenvolvimento artístico e social, ocupante desde 2001 da antiga estação ferroviária de Arcoverde.
O grupo tem atualmente cinco espetáculos em circulação: Revolta no País dos Retalhos, inspirado na poética do oprimido de Augusto Boal, Aquelas Coisas e Espavento, espetáculos resultantes da pesquisa da linguagem do palhaço, A Máquina de João e Adriana Falcão calcado na investigação da territorialidade sertaneja e Malassombros, desdobramento da pesquisa que reuniu histórias que povoam o imaginário popular no sertão de Pernambuco.
Em 2011 integrou o Festival Palco Giratório em Recife com o espetáculo Revolta no País dos Retalhos, que em 2015 levaria dez prêmios no XVI Festival Nacional de Teatro de Guaçuí- ES. Em 2013 leva dois prêmios da 14ª edição do mesmo festival, com o espetáculo Romeu e Julieta, que também integrou a II Mostra Zacarias, em Sete Lagoas – MG. O espetáculo Aquelas Coisas, estreado em 2014 e resultante da pesquisa sobre a máscara do palhaço orientada por Joice Aglae Brondani, também esteve presente na mesma edição da Mostra Zacarias, e esteve também na programação do 21º Janeiro de Grandes Espetáculos e do XX FESCETE – Festival de Cenas Curtas de Santos, SP, como espetáculo convidado. Em 2016 o Teatro de Retalhos realiza o projeto Bem Vindo a Nordestina, que consiste em ensaios abertos do espetáculo A Máquina em comunidades rurais e distritos no interior de Pernambuco. Em 2017 o grupo faz itinerância do espetáculo Espavento e da oficina de comicidade Que Palhaçada é Essa? em Sete Lagoas – MG e Santos – SP (com a parceria do Estúdio Tescom), participa do projeto Temporadas Artísticas em Sete Lagoas – MG e integra a programação da 21ª edição do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns. Em 2017 também estreia o espetáculo Malassombros, criado a partir do curta-metragem homônimo. Em 2018 integrou a programação do 24º Janeiro de Grandes Espetáculos, tendo cinco indicações à premiação.
Produzido em 2014, o curta Malassombros – Contos do Além Sertão, teve incentivo do FUNCULTURA, esteve na programação do XVI – FESTCINE Recife e do VI Festival de Cinema de Triunfo.
Em 2015 e 2016, o Teatro de Retalhos integrou a equipe de produtores da Mostra A Vapor, da Estação da Cultura e em 2016, numa parceria com o SESC e a Estação da cultura realizou coprodução da Mostra Caixola de Teatro para Criança.