GALILEU E EU – A ARTE DA DÚVIDA
A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição. Sua atitude, considerada covarde por muitos, permitiu porém, que o cientista terminasse seu famoso livro I DISCORSI, uma obra que revolucionou a ciência.
Em sua dramaturgia, Bertolt Brecht não apresenta o astrônomo como herói, mas como um homem comum que gosta de comer bem, aspira à riqueza e salva a pele por medo. Não há idealização, como ocorre no modelo do herói trágico da literatura clássica. Brecht, assim, obriga o espectador a pôr em dúvida se é justo que um cientista tenha de abrir mão de seus ideais para deixar seu legado à humanidade. A ciência, portanto, não seria autônoma, sendo regida por estatutos sociais, religiosos ou políticos.
A Vida de Galileu é considerada a obra-prima e o testamento filosófico de Brecht. “Infeliz a terra que precisa de heróis.” A famosa frase deste texto sintetiza os temas mais frequentes de sua obra: o problema do herói, sua discutível utilidade e o uso da razão como instrumento de luta contra a barbárie.
Brecht se identificava com Galileu. Quem de nós, de alguma forma, não? Quem de nós não teve que negar o óbvio para seguir adiante? A quantos absurdos costumamos nos submeter com cara de paisagem? E o que fazer para, nesta areia movediça, achar brechas para pequenas revoluções que nos mantenham minimamente em dia com os nossos ideais?
A atriz Denise Fraga viveu Galileu Galilei na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e 2016. Agora, ela retorna à obra de Bertolt Brecht para dar conta, sozinha, da dimensão desse texto, um dos mais reconhecidos da dramaturgia do século XX, e criar novas pontes com o tempo presente. Um elogio ao conhecimento e ao valor da ciência, o ato de pensar e o saber reconhecidos como um dos maiores prazeres humanos, imprescindíveis para a construção da verdade e evolução da sociedade.