SOBRE A PEÇA
Com a peça Conversa Séria de Calcinha Soutien o grupo faz uso da situação limite proposta pelo texto “Entre Quatro Paredes” de Jean-Paul Sartre – quatro pessoas condenadas a conviver em um cômodo fechado e quente por toda a eternidade, pra construir sua própria dramaturgia. A idéia é se divertir com o tema sério, refletir sobre os signos prosaicos da morte e brincar com os clichês que o além vida suscita. Os personagens estão no inferno, mas, como na proposição de Sartre, não se encontram com demônios empunhando tridentes e cheirando a enxofre, eles se deparam com o outro, espectros que remetem às pessoas mais próximas de suas vidas – as que amavam ou odiavam, e que, em vida, foram suas principais fontes de sofrimento.
Como exercício de linguagem Conversa Séria de Calcinha e Soutien coloca máscaras nos atores. Caracterizar um personagem encerrado na eternidade quente com outros três seres “pós-existindo” pode ser uma experiência reveladora: “Qual de nós vai tirar a máscara primeiro? Que seja eu, não me importo em ficar nu”. A máscara é para a criação do ator um refúgio e um estado de espírito. Todas são da Commedia Dell’ Arte veneziana, a mais carnavalesca e barroca das commedias, mas, para essa nossa “séria conversa”, a escolha é retirar todo o brilho do carnaval. A existência sem vida, opaca e sem perspectiva, impera ao grupo uma escolha radical estética: todas as máscaras são pintadas de branco.
É como se estivessem sem vida como os personagens – “mortos vivos” se ocupando na eternidade do dilema da absurda escolha: suportar o insuportável ou abrir mão da própria existência. Aceitar “a luz” ou saltar para a escuridão. Todas essas perguntas filosóficas parecem ter ganhado durante o processo uma roupagem absurda e cômica, transformadas pela Commedia.
- Ficha Técnica
- Direção: João Valadares
- Dramaturgia: Anderson Feliciano e João Valadares
- Elenco: Fabio Schmidt
- Helaine Freitas
- Raysner D’ Paula
- Suzana Markus
- Cenário e Figurino: Raul Belém Machado
- Iluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho
- Projeto Gráfico: Helaine Freitas
- Produção: Gabriela Dominguez e Ronaldo Queiroz
- Produção Executiva: Thiago Amador