SOBRE A PEÇA
O Carregando a Lua é um espetáculo cênico musical formado por 03 atores, palhaços/ músicos que conta a história de uma trupe mambembe que saiu do interior de Minas Gerais para se apresentarem nos palcos do mundo.
O espetáculo cria rapidamente uma cumplicidade e interatividade com a plateia chamando o público, desde o início, a intervir, participar e cantar junto com os atores as mais belas canções que compõem o espetáculo.
A relevância e o foco dessa história estão nas transformações que se operam no
processo histórico, em particular no importante resgate das antigas “Serenatas de Amor”, nas”Brincadeiras Tradicionais”, na “Poesia” e na “Música”.
Reconstruir estas práticas culturais a partir da “Nostalgia” dos atores, da pesquisa cênica e do seu poder mobilizador foi muito aprazível, construindo um universo lúdico e de boas lembranças, para os músicos e para o público em geral.
Além das apresentações musicais que homenageiam a lua, é apresentada às crianças as brincadeiras tradicionais, como o telefone de latinha, esconde-esconde, corre cutia, amarelinha e a brincadeira de roda, e é de se admirar que…. existem crianças que não conhecem estas brincadeiras.
Essa reflexão se justifica, uma vez que com o avanço tecnológico a “forma de brincar” vêm sofrendo mudanças significativas e consequentemente se distanciando das brincadeiras coletivas abrindo espaços para brincadeiras cada vez mais voltadas para aparatos tecnológicos como os celulares, tablets, computadores, que por sua vez acabaram por fazer com que essas brincadeiras que antes eram comuns, fossem caindo no esquecimento das crianças de hoje.
Outro objetivo deste projeto é trazer à luz da história as atrações que eram apresentadas no circo-teatro brasileiro, a “Representação de Dramas”, verdadeiros teatros populares
– Chamados de Dramas lacrimejantes que eram os espetáculos que causava em seu público (adultos e muuuitas crianças), lacrimas e mais lacrimas numa mistura de emoção, revolta e felicidade, tamanho a grandeza das apresentações.
Apresentamos no espetáculo, o Drama “Coração Materno” por meio da música de mesmo nome. Ilustramos, nesta cena, todo o drama, por meio de um telão de pano pintado em xilogravura imitando o cordel para maior entendimento e visualização da estória pelo público. Este telão de pano vai se movimentando, junto com a música executada ao vivo em cena, mostrando ao público toda a estória do filho que matou a pobre mãezinha por conta de um pedido alucinado de seu grande amor.
Este drama era apresentado como atração no circo-teatro há mais 60 anos atrás. Resgatamos este drama para mostrar, não só para as crianças, mas para diversas gerações o que acontecia ali … naqueles picadeiros
Todo o conceito do espetáculo está calcada na figura do palhaço. O palhaço é mágico, lírico, inocente, envolvente, angelical e frágil.
Através desses personagens a história vai se desenrolando e abrindo-se para outros universos, contemplando a música, a poesia, as nossas mais profundas ansiedades e desejos de fruição e beleza.