SOBRE A PEÇA
A Praça Dr. Sem Graça
Parceria entre a Preqaria Cia de Teatro e a Cia Brabuleta “A Praça Dr. Sem Graça” é um espetáculo de rua que propõe uma intersecção entre a linguagem do palhaço e a força popular do Cordel. Nas praças, parques, ou qualquer espaço público, os palhaços chegam em cortejo musical, montam sua roda de instrumentos, objetos, fita zebrada e cones, e dão início à apresentação. Feioso, Lacrimoso e Xaxato são palhaços que tentam a todo custo apresentar seu espetáculo, mas são impedidos pela Dona Guarda que os surpreende com a notícia da morte de Chouriço, quarto integrante e fiel companheiro da trupe. De forma inusitada os palhaços tentam reconstituir o assassinato e encontrar o culpado, suas versões cada vez mais absurdas para o crime são o fio pelo qual a peça se desenrola com números e palhaçadas.
Com uma proposta simples a dramaturgia de “A Praça Dr. Sem Graça” é construída em sextilhas, que são as rimas com as quais se constroem a literatura de cordel. A direção de Chris Geburah apresenta os temas de forma despretensiosa circundados por valores importantes como a formação de caráter e a visão de mundo de um palhaço como cidadão. Os palhaços usam a rima como jogo cênico e se deliciam com brincadeiras, músicas e questionamentos sobre a utilização do espaço público.
O cenário simples foi criado utilizando como base as cores laranja, amarelo e preto, cores fortemente ligadas à regulamentação, neste caso oriundas dos cones, das fitas zebradas, placas de trânsito, etc. A disposição dos cones formam um Octógono assim como o formato das placas de “Pare”. A trilha sonora criada pelo grupo é formada por versos musicados que variam entre os mais diversos ritmos musicais como Coco, Funk, Samba e Rap, se valendo da característica popular da encenação.