ARTE CONCRETA

O projeto “Arte Concreta: Ações de Formação em Sete Lagoas” recebe crianças, jovens e adultos, buscando descentralizar e tornar a arte mais acessível a todos.

A equipe de professores avalia que o projeto alcançou o objetivo de uma formação concreta nas artes, sempre em busca de uma “Educação Estética” além das propostas de leitura durante as aulas os alunos são convidados a visitar exposições de artes plásticas, assistir filmes, comparecer a shows de músicas.

A partir dessas experiências é possível ampliar a capacidade criativa e mesmo, a visão de mundo dos alunos que qualificam a sua fala e posicionamento crítico do próprio trabalho e do trabalho dos colegas.

No fim do curso os alunos tem a oportunidade de se apresentar para uma plateia, através da MOSTRA ARTE CONCRETA e experimentam o gostinho de estar em cena.

Geralmente os cursos são ofertados presencialmente em 5 pontos da cidade, com vagas para alunos da Escola Municipal do Bairro Morro Redondo, e outras 100 vagas para público espontâneo no Bairro Santo Antônio (Centro Universitário UNIFEMM), Bairro Montreal (Paróquia do Divino), Bairro Itapuã II (Projeto Local de Envolvimento Comunitário – PLEC), e Canaã (Escola Livre de Teatro).

Desta vez, ainda com o quadro global da crise COVID-19 presente, o curso será on-line, mantendo a sua proposta totalmente gratuita e acessível as diversas faixas etárias, trazendo ainda mais variedade de cursos.

Ainda como exercício de articulação criativa dos alunos o projeto propõe aulas mensais de apreciação artística, através da qual os alunos assistem peças de vários gêneros e linguagens teatrais.

A ideia é dar a essas crianças, jovens e adultos um primeiro contato com as artes cênicas contribuindo também para uma sólida formação e bagagem cultural, tornando-os conhecedores dos aspectos artísticos e técnicos de uma produção teatral, além de indiretamente contribuir para a formação moral ligada aos princípios de educação, respeito e coletividade que o fazer artístico exige.