5º CURTA TEATRO | 2019 |
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CENA | GRUPO/PESSOA | DATA |
Quincas, O Certo é Certo | A Patela Cia | 25/10 (Sexta) |
Ausência | Produção&Memória | 25/10 (Sexta) |
Torrete em Tropical | Ovorini Carpintaria Cênica | 25/10 (Sexta) |
Aparecida | Breve Cia | 25/10 (Sexta) |
Teatro de Sombras | Teatro Cassel | 26/10 (Sábado) |
Rotina Comum | Breno Santos | 26/10 (Sábado) |
Intermitente | Coletivo Ilusório | 26/10 (Sábado) |
URRA | Margem, Coletivo de Investigação Teatral | 26/10 (Sábado) |
Abre Alas | 27/10 (Domingo) | |
Armando | Cia Teatralha | 27/10 (Domingo) |
Um Preto | Companhia Negra de Teatro | 27/10 (Domingo) |
Viúvas | Ovorini Carpintaria Cênica | 27/10 (Domingo) |
Local: Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria (Sete Lagoas/MG) |
Cenas Curtas (DIA 1) – 25/10
1ª Cena: Quincas – O certo é o certo (A patela Cia – BH) Comédia
Palhaço Quincas é um palhaço-cidadão de bem, que paga seus impostos, cumpre todas as suas obrigações com o estado, é honesto, digno e honrado. Esse palhaço-homem ou homem-palhaço está em seu dia de lazer, em um piquenique, liga seu rádio e, através das notícias que ouve, percebe que não estava andando na linha como achava. A cena que vemos é de um palhaço-homem-de-bem tentando lidar digna e honestamente com as proibições que lhe são impostas.
2ª Cena: Ausência (Produção & Memória – BH) Drama Contemporâneo
O desejo de morrer e o amor em viver entram em conflito e, por meio do afeto, do silêncio e do diálogo, velhice e infância fazem um combinado: que o neto morra em seu lugar.
3ª Cena: Torrete em Tropical (Ovorini Carpintaria Cênica – SL) Comédia – Palhaço
A Cena Tropical é parte de um corpo do espetáculo “Estação Torrete”, onde o Palhaço viajante busca formas de transformar o ambiente em outros formatos climáticos. Sua parada é de frente a um cacto que encontra pelo caminho onde o Palhaço tenta presentear ao novo amigo suas experiências por outros climas. Nesta Cena, Torrete traz ao seu amigo o clima tropical, adicionando um pouco de água com um tempero humano, transformando o ambiente em uma ideia de praia com brincadeiras e costumes praianos.
4ª Cena: Aparecida (Breve Cia – BH) Drama contemporâneo
Ao enterrar sua mãe, Aparecida desenterra sua identidade negra e as histórias de sua ancestralidade. Volta a suas origens para desenterrar tudo aquilo que a fez obedecer, emudecer e negar sua mãe homônima.
Cenas Curtas (Dia 2) – 26/10
1ª Cena: Teatro de Sombras (Teatro Cassel – SL)
Teatro de sombras – Drama
A cena conta a história mundial do surdo, suas lutas e conquistas. A concepção da cena surgiu da urgência em possibilitar aos surdos serem protagonistas de sua história no ambiente cultural/teatral, ao invés deles serem meramente espectadores da arte, serem os que produzam a arte dentro da sua identidade e da sua cultura.
2ª Cena: Rotina Comum (Breno Santos – BH)
Drama Contemporâneo
O século 21 vem se desenvolvendo com uma velocidade arrasadora. Se não nos atermos aos passos rápidos da evolução, somos atropelados. Por isso, acredita-se que o século 21 se estendeu para uma nova versão. O século 21.1. Uma época em que o conhecimento é algo quase que instantâneo e o tempo é sempre curto demais. Essa era da tecnologia é magnifica. Mas e antes disso tudo? E até chegarmos a isso tudo? Esquecemos que somos nós o “Gadget” mais tecnológico e eficiente que existe. A atualização é grátis e vitalícia. Depende só de como você constrói sua Rotina Comum.
3ª Cena: Intermitente (Coletivo Ilusório – BH)
Circo Contemporâneo
Cena de malabarismo de rebote, plástico e poético, que trabalha o circo com a linguagem do teatro de sombras e uma trilha sonora criada para o encontro entre o corpo, o malabarismo e a luz. Na intermitência do claro e do escuro, o movimento do corpo e dos malabares procura deixar um rastro de imaginação e sensibilidade. No blackout total, o artista, sozinho em cena, opera a luz por meio de lanternas, ao mesmo tempo em que executa as técnicas de malabarismo de rebote, buscando, através da luz que acende e apaga e da bola que vai e volta, representar a impermanência e a descontinuidade da existência. As imagens surgem e desaparecem, o movimento da bola vai e volta, a luz acende e apaga. Nessa brincadeira, que remete ao ato de lembrar e esquecer, os sonhos permanecem vivos mesmo com a iminência do fim.
4ª Cena: URRA (Margem, Coletivo de Investigação Teatral – BH)
Teatro Musical Contemporâneo
Se você olhar a realidade de frente, não consegue captá-la. Sociedade intelectual, formal, repleta de cidadãos de bom senso. Padrões burgueses inquestionáveis, admiráveis, com suas infinitas nomeações, titulações, convenções, rotulações, impressões, opiniões, opiniões, opiniões… Tudo é superfície. Por trás das plumas, o bicho urra. A trilha sonora e o texto dramatúrgico são originais, tendo sido criados de forma orgânica durante o processo de criação. Talvez por isso esses elementos se fundem em vários momentos.
Cenas Curtas (DIA 3) – 27/10
Povo da rua: tiram dos lixos os restos de luxo. Façam suas fantasias e venham participar do nosso carnaval.
Inspiradas em narrativas oriundas das escolas de samba do Rio de Janeiro, o presente trabalho trata-se de uma rapsódia carnavalesca na qual as artistas dialogam teatro, carnaval e as próprias insurgências da rua, criando, assim, uma dramaturgia contemporânea e performativa.
Armando acorda e percebe que perdeu um dos seus sentidos, a audição. Entretanto no decorrer das semanas ele perde uma sequência de outros sentidos. Tentando lidar com os obstáculos proporcionados pela perda e não permitindo que ninguém saiba de seu estado, procura manter sua sobriedade e rotina. Buscando entender o significado das situações e o porquê de suas perdas, controlando as situações de forma interna, para externalizar um estado confiante, com reflexões sóbrias e diretas. Até o seu último ponto, a entrega total ao que é factual. O valor em detalhes narrativos despercebidos no cotidiano atual.
3ª Cena: Um Preto (Companhia Negra de Teatro) – Teatro Contemporâneo
Quantas possibilidades de pretos vivem dentro de mim? Como o poder me constitui? Como redimensionar minha existência negra em um mundo branco? A partir destas e outras perseguimos em formas de como articular uma resposta através da linguagem. A insurgência negra passa pela estrutura do pensamento e assim surge UM PRETO.
4ª Cena: Viúvas (Ovorini Carpintaria Cênica) – Teatro Ritual – Drama
Viúvas retrata a historia de Sonia uma antiga mulher que vive um vale afastado, ela que relata os anseios das pobres mulheres que aguardam a volta de seus maridos e filhos que não retornaram da guerra. Ela faz um paralelo a questão familiar, a loucura, ao sofrimento alheio e ao próprio. E ao mesmo tempo dialoga com o publico o sofrimento atual da grande espera de uma resposta.