Escola Livre

Desde 2009 a Escola Livre Teatro vem colaborando para a formação artística de Sete Lagoas, se configurando como uma  importante ferramenta de difusão da arte como agente transformador da sociedade.

As aulas são no Templo 8 – Praça Tiradentes, 240, Centro, em frente ao Casarão.

Confecção de Máscaras: Segunda e Quarta, de 19h as 22h
Início das Aulas: 07 de Agosto
Interpretação para Cinema: Quarta e Sexta, de 19h as 22h
Início das Aulas: 16 de Agosto
Curso de Iniciação para Jovens e Adultos Sábado, de 10h às 12h
Início das Aulas: 05 de Agosto
Teatro para Crianças de 7 a 9 anos: Sábado, de 10h às 12h
Início das Aulas: 05 de Agosto
Teatro para Crianças de 10 a 13 anos: Sexta, de 17h às 19h
Início das Aulas: 04 de Agosto
Curso de Aprofundo Sábado de 14h às 18h
Início das Aulas: 05 de Agosto
.
Vagas: 20 primeiros inscritos
Mensalidades: De R$80,00 a R$200,00
Mais Informações: 98894-4243 /  www.preqaria.com.br

Workshops: Os interessados nos cursos de Iluminação, Maquiagem, Cenário e Figurino; devem enviar um e-mail para contato@preqaria.com.br. As turmas terão início em Outubro de 2017.


Cinema e TV

Além da pesquisa teatral o grupo desenvolveu alguns trabalhos cinematográficos e audiovisuais. O primeiro trabalho foi o curta-metragem “Waterapoc” (2009) que aborda temáticas em voga na pauta do jornalismo mundial: a provável escassez de água, o aquecimento global e o fim de recursos naturais como o petróleo. “Waterapoc” foi selecionado para o 17º Gramado Cine Vídeo, para a mostra competitiva do 1º Cine Neblina – Festival Latinoamericano de Cinema, entre outras mostras. Outras duas produções são os curtas-metragens “Pipoca” (2011) e “Outros Dias” (2013).

Curso de Interpretação para Cinema e TV  

Introduzir o aluno no universo de atuação atrás das cameras com base conceitual no atual movimento de produção audiovisual brasileiro. Exercitar a improvisação e introduzir o aluno no sistema de análise de textos cinematográficos, técnicas de construção de personagens e investigar as teorias da interpretação no Brasil e no mundo, utilizando para isso a aplicação do sistema de Constantin Stanislavsky no cinema e seu processo de evolução no Actor’s Studios. Abaixo o professor Leonardo Horta em cenas do filme “Tudo que você ama lhe será arrebatado” de Stephen King:

O Curso de Teatro para Crianças prioriza a brincadeira e o jogo cênico. A criança precisa de um ambiente seguro onde possa expressar sua criatividade. Aqui ela vai aprender a jogar, brincar, gostar de estar em cena, assumir tipos e personas, compreender a ação e reação, compor em grupo, dar foco e tomar o foco pra si.

Minha Turma é Fogo

“Minha Turma é Fogo” Do livro de Arnaldo Devianna. Curso de Teatro Para Crianças, Dez 2016.

O Curso de Iniciação Teatral para Jovens e adultos tem o objetivo de fazer uma introdução ao universo teatral visando o seu caráter coletivo, aplicando técnicas que estimulem a desinibição, comunicação, sensibilidade, socialização e imaginação através da expressão corporal e vocal dos alunos. Os alunos tem aulas integradas de Improvisação, Interpretação, Voz e Corpo. No segundo semestre os alunos fazem a montagem de um espetáculo teatral, com apresentações abertas ao público.

"Agreste" de Newton Moreno - Espetáculo de Formatura da Escola Livre de Teatro Julho de 2011

“Agreste” de Newton Moreno – Espetáculo de Formatura da Escola Livre de Teatro Julho de 2011

O Curso de Aprofundamento é profissionalizante e tem enfoque nos conceitos de ação física e ação verbal a partir da pesquisa “O ator antes da cena – Procedimentos de criação através da linha de ação física em Stanislavski e Grotowski” desenvolvida em mestrado na UFMG e nos espetáculos da Preqaria Cia de Teatro, pelo professor e diretor João Valadares. A proposta é combinar corpo e mente, trazendo em seu cronograma aulas teóricas e práticas de abordagem de conceitos primários da criação teatral independente da estética. Na montagem final o aluno passa por uma banca do SATED e, caso aprovado, pode receber o Registro Profissional de Ator.

Oficina de Confecção de Máscaras

Desde o molde em gesso de cada participante, passando pela pesquisa dos personagens, sua moldagem em argila e finalmente sua confecção em papel marché. Estudo das cores e sombras para a pintura e pronto!  Uma imersão cheia de criatividade e trabalho manual.Temos vagas para atores que desejem embarcar nessa viagem conosco! Abaixo um registro da Oficina de Confecção de Máscaras com Rogério Alves:

Mascaras ainda no processo de argila 1
IMG-20160813-WA0053

_______________________________________________________________

CURSOS GRATUITOS – SELEÇÃO PARA O 2º SEMESTRE DE 2017

Além dos tradicionais cursos da Escola Livre Teatro, que desde 2009 vem colaborando para a formação artística de Sete Lagoas, pela segunda vez a Preqaria Cia de Teatro em parceria com a Cimento Nacional oferece cursos gratuitos de teatro para jovens e adultos a partir de 14 anos. Uma formação concreta que inclui aulas de apreciação artística dentro dos espetáculos da Temporada de Teatro de Sete Lagoas.

Veja abaixo os locais dos cursos do projeto ARTE CONCRETA e se programe para fazer a sua inscrição:
.
Logo Arte Concreta Laranja
Salão Paroquial da Igreja do Divino
Rua Zineas, 95, Montreal.
Inscrições: 3 e 6 de Março de 14h as 17h
Aulas: Segundas e Quartas de 14h as 17h
 .
Templo 8
Inscrições: 3 e 6 de Março de 14h as 17h
Praça Tiradentes, 240, Centro.
Aulas: Segundas e Quartas de 14h as 17h
 .
CEMEI – Centro Educacional Municapal de Educação Infantil Padre Adrianus
Rua Maringá, 210, Nova Cidade.
Inscrições: 15 e 17 de Março de 14h as 17h
Aulas: Segundas e Quartas de 14h as 17h
.
 PROJETO SUPERAR
Rua Dr. João Batista, 975. Bairro Santo Antonio.
Inscrições: 15 e 17 de Março de 14h as 17h
Aulas: Segundas e Quartas de 14h as 17h
__________________________________________
.

Histórico da Escola Livre

Com o desejo sincero de fomentar a cultura em Sete Lagoas, em Março de 2009 a Preqaria Cia de Teatro, coordenada pelo setelagoano João Valadares, inaugurou a Escola Livre de Teatro no SESC-MG. A primeira turma começou com 05 alunos e ao final do curso restaram apenas 02 alunos. Sem desanimar e movidos pelo amor a arte a escola deu continuidade e os resultados vieram. Até Abril de 2014 mais de 200 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos passaram pelo curso que se tornou uma referência na cidade.

A partir de 2012 a escola encontrou uma nova casa: o Templo 8. Nessa nova fase são duas modalidades: o tradicional Curso de Iniciação Teatral e um Curso de Aprofundamento, para pessoas que já tenham alguma iniciação.

No plano coletivo, o teatro oferece o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção. No plano individual, o teatro proporciona o crescimento integrado do aluno, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Estimula-os através do jogo dramático, do jogo teatral, da interpretação e expressão corporal.

O grupo acredita que a iniciativa de uma Escola de Teatro é uma importante ferramenta de difusão e popularização do teatro e da arte na cidade e tem apoio institucional da Secretaria de Cultura e do Clube de Letras de Sete Lagoas.

Desde Março de 2009 a Escola Livre de Teatro realizou a apresentação de várias cenas em espaços públicos, como escolas, creches e ONGs, além de espaços tradicionais das artes de Sete Lagoas, como a Casa da Cultura, o Casarão e o Templo 8. As montagens dos espetáculos de formatura “Sonho de Uma Noite de Verão”, “Perfídia”, “Agreste” e “Madre Luna” foram assistidas por milhares de pessoas. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, no fim de 2011 trouxemos à cidade o workshop “Clown – O Prazer de Ser Ridículo” do espanhol Pablo Ibarluzea professor da Ècole Philippe Gaulier, em Paris – França. Com essas inciativas a escola encontrou amigos entre os demais artistas de Sete Lagoas que hoje buscam parcerias para a realização de Festivais, a Estrutura Física de um Teatro, Cursos Técnicos e apresentações.

Sonho de Uma Noite de Verão - Credito Rickert Senhorini 1“Sonho de Uma Noite de Verão” de William Sheakespeare – Formatura Escola Livre de Teatro Julho de 2014

____________________________________________________

A Escola Livre de Teatro sempre realizou oficinas curtas ligadas a saberes específicos para alunos que já tenham Iniciação Teatral.

No último ano a Escola Livre recebeu o Worshop “Os Caminhos do Palhaço” com o palhaço Viralata – Rodrigo Robleño, ex-integrante do Cirque de Solei. Foi show!

Chamada oficina Robleno.