CURTA TEATRO – 5° Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas

Dias 25, 26 e 27 de Outubro de 2019.

Prazos estabelecidos no Regulamento

Até 09/09/19
Inscrição

Não Aceitamos documentação Incompleta

Até 04/10/19 Comunicado aos Grupos Selecionados
Até 11/10/19 Prazo para entrega de documentação dos grupos selecionados

EDITAL CURTA TEATRO – 5° FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE SETE LAGOAS

 

Com o desejo sincero de fomentar a cultura em Sete Lagoas, em março de 2009 a Preqaria Cia de Teatro, coordenada pelo setelagoano João Valadares, inaugurou a Escola Livre de Teatro no SESC-MG. Atualmente, mais de 1200 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos passaram pelo curso que se tornou uma referência na cidade.

A partir de 2018 a escola encontrou uma nova casa: o Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria. Nessa nova fase são duas modalidades: o tradicional Curso de Iniciação Teatral e um Curso de Aprofundamento, para pessoas que já tenham alguma iniciação.

O Curso de Iniciação Teatral tem o objetivo de fazer uma introdução ao universo teatral visando o seu caráter coletivo, aplicando técnicas que estimulem a desinibição, comunicação, sensibilidade, socialização e imaginação através da expressão corporal e vocal dos alunos. Os alunos têm aulas integradas de Improvisação, Interpretação, Voz e Corpo. No último módulo, os alunos aprovados em uma audição fazem a montagem de um espetáculo teatral, com apresentações abertas ao público. Já o Curso de Aprofundamento tem enfoque nos conceitos a partir da pesquisa “O ator antes da cena – Procedimentos de criação através da linha de ação física em Stanislavski e Grotowski” desenvolvida em mestrado na UFMG e nos espetáculos da Preqaria Cia de Teatro pelo professor e diretor João Valadares. A proposta é combinar corpo e mente, trazendo em seu cronograma aulas teóricas e práticas de abordagem de conceitos primários da criação teatral independente da estética.

No plano coletivo, o teatro oferece o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção. No plano individual, o teatro proporciona o crescimento integrado do aluno, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Estimula-os através do jogo dramático, do jogo teatral, da interpretação e expressão corporal.

O grupo acredita que a iniciativa de uma Escola de Teatro é uma importante ferramenta de difusão e popularização do teatro e da arte na cidade e tem apoio institucional da Secretaria de Cultura e do Clube de Letras de Sete Lagoas.

A partir de iniciativas, a escola encontrou amigos entre os demais artistas de Sete Lagoas que hoje buscam parcerias para a realização de Festivais, a Estrutura Física de um Teatro, Cursos Técnicos e apresentações.

Com apresentação da Cimentos Nacional (Brennand), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, da 47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e do SINPARC, a Preqaria Cia de Teatro realiza na cidade a 6ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas que oferece ao público espetáculos a cada 15 dias, com entrada gratuita.

Neste ano de 2019, o CURTA TEATRO – 5° Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas é um mecanismo para viabilizar a participação de qualquer interessado pelo Teatro, estreitando a relação entre os grupos teatrais da cidade e os demais grupos envolvidos, tendo como intuito a troca e apreciação da comunidade interessada no fazer artístico.

Serão selecionadas, através de edital, doze cenas com até 15 minutos de duração para se apresentarem nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2019 às 20h, no anfiteatro do CENTRO CULTURAL NHÔ QUIM DRUMMOND, situado na Praça Tiradentes, 257, Centro, Sete Lagoas/MG ou no CENTRO CULTURAL NACIONAL – TEATRO PREQARIA, situado na rua Aleixo Lanza, 41, Canaã. Essas cenas serão selecionadas pela comissão formada pelos professores e integrantes da Preqaria Cia de Teatro.

EDITAL

OBJETIVOS

 

  • Estimular a criatividade e promover o encontro dos grupos teatrais;
  • Abrir espaço para a apresentação de novos trabalhos – sejam de atores, diretores, dramaturgos, entre outros;
  • Proporcionar ao público o acesso ao Teatro.

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

 Dias 25, 26 e 27 de outubro de 2019.

Sexta a Domingo, às 20h, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond ou no Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria.

 

INSCRIÇÕES

 De 15 a 30 de agosto de 2019.

Solicitar ficha de inscrição por e-mail contato@preqaria.com.br

Ou Faça o Download: Aqui

REGULAMENTO

 

1 Das inscrições

 1.1 O CURTA TEATRO – 5º Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas será aberto a artistas de Sete Lagoas, Belo Horizonte e região;

 1.2 Para efetuar a inscrição, o artista deverá solicitar a ficha de inscrição através do e-mail contato@preqaria.com.br e preencher os seguintes itens:

  1. a) Dados do proponente;
  2. b) Proposta de montagem especificando a linha de trabalho a ser adotada;
  3. c) Sinopse do texto;
  4. d) Descrição da cenografia;
  5. e) Ficha técnica;
  6. f) Breve currículo dos principais artistas envolvidos;
  7. g) Link no youtube com gravação em vídeo da cena a ser apresentada ou ensaio da mesma (na íntegra ou trecho).

 

1.3 Todos os projetos inscritos no Festival receberão um e-mail de confirmação de cadastro da produção do evento.

2 Das cenas

 

2.1 As cenas deverão ter duração máxima de 15 minutos.

 2.2 Na cronometragem de cada cena será concedido 1 minuto de tolerância. O trabalho que ultrapassar a marca de 16 minutos poderá ter a sua inscrição anulada.

 2.3 A cenografia e os recursos técnicos utilizados deverão ser de fácil montagem e desmontagem, a fim de que o intervalo entre as cenas não ultrapasse, em hipótese alguma, 3 minutos.

 2.4 O repertório teatral executado pelos atores deve estar, de preferência, em português.

 2.5 É permitida a apresentação de músicas e/ou cenas autorais.

3 Da seleção das cenas para o Festival

 

3.1 Serão selecionadas 12 cenas para o Festival, sendo apresentadas quatro cenas por dia no Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Praça Tiradentes, 257, Centro, Sete Lagoas/MG) ou no Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria (Aleixo Lanza, 41, Canaã), nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2019 às 20h.

 

3.2 A seleção das cenas será feita por uma comissão formada por professores e integrantes da Preqaria Cia de Teatro. O resultado da seleção estará disponível aos inscritos a partir do dia 04 de outubro de 2019, nos sites www.preqaria.com.br e www.teatrosetelagoas.com.br .

 

3.3 A Preqaria Cia de Teatro se reserva o direito de desclassificar a qualquer momento a cena selecionada caso seja constatada alguma alteração radical na proposta originalmente apresentada, principalmente no que diz respeito aos artistas que integram a ficha técnica do trabalho.

4 Da produção das cenas e do Festival

 

4.1 Os responsáveis por cada cena selecionada assinarão um termo junto à Preqaria Cia de Teatro firmando o compromisso de:

– Participação no Festival;

– Participação no ensaio realizado na data da apresentação da cena, caso seja necessário;

– Autorização e liberação de imagem.

4.2 Os responsáveis por cada cena deverão encaminhar à Preqaria Cia de Teatro, impreterivelmente até o dia 11 de outubro de 2019, sob pena de exclusão do evento, os seguintes itens:

– Mapa de luz;

– Roteiro musical para pagamento do ECAD, caso seja necessário;

– Autorização dos responsáveis para integrantes menores de 18 anos (se for o caso).

4.3 Os responsáveis por cada cena deverão arcar com eventuais despesas com liberação de direitos autorais do texto (se for o caso), transporte de material e outros gastos para a realização de sua apresentação que NÃO constem da infraestrutura oferecida pelo Centro Cultural Nhô Quim Drummond ou pelo Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria.

 

4.4 A Preqaria Cia de Teatro disponibilizará, para a produção das cenas, os seguintes itens:

– Ensaio geral no Centro Cultural Nhô Quim Drummond ou no Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria no dia da apresentação, a partir das 17 horas;

– Equipamentos de som, microfones, luz e infraestrutura da caixa cênica disponíveis na casa, no dia da apresentação.

Equipamentos de luz: iluminação básica comum a todo o evento (03 gerais – azul, âmbar e branca; 03

contra – azul, branca e âmbar; e laterais brancas dos dois lados, divididas em corredores), refletores para

execução de efeitos específicos em cada cena, conforme mapa enviado pelo grupo.

4.5 No dia da apresentação, cada selecionado terá 30 minutos para a montagem de luz e cenário e realização de ensaio técnico da cena.

4.6 Caberá à organização do Festival a programação da ordem de apresentação das cenas, segundo conveniências técnicas e critérios de linguagem.

 

5 Da bilheteria

 

5.1 NÃO será cobrada bilheteria no CURTA TEATRO – 5° Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas, sendo gratuita a entrada.

 

5.2 A cena curta selecionada receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).